top of page

Carnoussauro, com muitos SPOILERS, pq você não vai assistir essa tranqueira mesmo...

  • Foto do escritor: Marcos Tadeu Mageste
    Marcos Tadeu Mageste
  • 22 de mar. de 2019
  • 5 min de leitura

Quando pensamos em filmes de dinossauros, pensamos automaticamente em Jurassic Park e suas continuações. Sempre achei curioso como essa série de filmes dominou o mercado mainstream de filmes de dinossauro (animações não contam). Enfim, lá em 1993, aproveitando o trabalho de marketing do famoso Jurassic Park, surgiu a tranqueira chamada CARNOSSAURO!


ree

Ficha Técnica


Direção: Adam Simon, Darren Maloney

Ano de lançamento: 1993

Elenco principal: Diane Ladd, Raphael Sbarge, Jennifer Runyon

Duração: 87 min














Primeiramente vou avisar que essa postagem contêm SPOILERS.Está cheia deles, pois eu acho muito difícil que você, caro leitor, vá querer tirar 1:23 h do seu tempo para assistir algo que em muitas cenas nota-se claramente que o dinossauro é um boneco de mão (isso mesmo, como um fantoche). Também se você quiser fazer isso, quem sou eu para impedir? Mas já adiantando, eu recomendo o filme, ele é super divertido!

Vamos, antes de tudo, olhar o cartaz do filme: nele temos duas frases "Driven to extinction. Back to revenge." NENHUMA DAS DUAS FRASES FAZEM SENTIDO! "Driven to extinction" - em tradução livre: levados à extinção. Por quem, por um meteoro gigante? E, "back for revenge." What? Alguns milhões de anos depois os dinossauros voltam para se vingar (?) de quem, da cratera do meteoro gigante? Socorro!

Eu devo dizer que esse é um filme que tem um clima bem interessante e sombrio, até o primeiro dinossauro aparecer. Daí pra frente você começa a rir. O primeiro dinossauro, um Velociraptor, no começo é claramente um boneco de mão. Ele começa a crescer numa velocidade impressionante, até ser morto num duelo com um policial com excesso de atuação. O policial morre após o confronto, empalado pela enorme garra do animal, num angulo totalmente IMPOSSÍVEL:


ree
O dinossauro estava na frente dele, com as patas passando por baixo das pernas.

Voltando ao filme, desde o começo aparecem umas letras verdes com informações que te fazem ficar completamente perdido. Elas mostram o nome do local, uma taxa de infecção celular por milhão (?), a hora e uma sigla estranha: AION com um número na frente (ainda não descobri ao que ela se refere). E é assim que vai a primeira metade do filme. Você não entende bulhufas, porque tem um dinossauro à solta? Ele saiu de um ovo de galinha (?) e cresce numa velocidade assustadora, por qual motivo? Mais pra frente somos apresentados à um T-Rex numa boate  preso por uma cela feita de lasers, que voltará mais tarde tocando o terror e mostrando que além de braços, o T-Rex tem outros sérios problemas de movimentação. 

Acho que a pérola maior do filme é quando você descobre o motivo de tudo. Na abertura do filme temos algumas informações que, pra variar, não fazem sentido. São pequenos relatórios de experimentos genéticos como esse: 


ree
Nessas horas eu fico feliz por ter feito humanas, se eu tivesse feito algo da área biológica eu possivelmente ia estremecer com isso aí

Lá pelas tantas, é revelado que uma ambiciosa cientista que trabalha para uma empresa de criação de galinhas fez vários experimentos genéticos e acabou criando um vírus (?) que faz com que a fêmea dê a luz a um...OVO DE DINOSSAURO (??). Ela revela que odeia os seres humanos e que quer que o planeta seja "devolvido" aos dinos. Então sim, a galinha no começo do filme explodiu porque tinha um fucking ovo de dinossauro dentro dela. Esse vírus só infecta fêmeas, e lá pelas tantas a tal cientista acaba dando a luz à um dinossauro no melhor estilo Alien. Depois de descobrir esta notícia bombástica, conseguimos entender um pouco as letrinhas verdes que aparecem desde o começo do filme, elas mostram a taxa de infecção pelo vírus jurássico no local. Ao descobrir isto, o governo faz uma força tarefa para discutir como proceder, dando origem à uma das cenas mais nonsense que já vi em um filme trash: alguns fodões se reúnem para discutir o que pode acontecer no pior cenário. Uma das mulheres diz que em 10 dias irão perder 34% da população feminina (!) e em 6 meses METADE da ESPÉCIE (!!!), porém isso não é o fim. A grande empresa de frangos, EUNICE (...), segundo um velho de terno e gravata, vem trabalhando com úteros artificiais há anos e estão dispostos, nas palavras dele, a "criar uma nova geração de fêmeas." E assim todos concordam que devem deixar o vírus se espalhar naturalmente e deixar as mulheres morrerem, porque depois elas vão ser "repostas" através de um programa governamental de fertilidade mesmo. Mas, e os dinossauros que vão sair dos ovos? Um dinossaurinho já causou um estrago enorme, imagina aí metade da população feminina do mundo dando luz à ovos de Velociraptores. Isso não parece ser uma questão importante para eles. Então o povo de roupa amarela sai por aí matando todos os infectados e as testemunhas também. 

Note que eu falei basicamente do filme todo sem falar dos personagens principais. Raphael Sbarge (Quem? O grilo falante de Once Upon a Time) é 'Doc' Smith ["Por que te chamam de Doc?" "Eu não sei"] um operador de máquinas pesadas e aparentemente um especialista em vacinas, tem sua vida perturbada por seres jurássicos e ativistas anti-progresso. Ele conhece Thrush ["Mas isso nem é um nome de verdade"], e os dois se apaixonam no meio dessa confusão. Thrush nos conta que o local onde estão construindo costumava ser uma rota de migração de dinossauros, que ele deveria ser preservado. Enfim, Doc começa a fuçar na questão do dinossauro, se infiltra facilmente na empresa de frangos EUNICE e faz a Dra. Jane contar para ele todo o plano que eu contei ali em cima e ainda obriga ela a sintetizar uma vacina para o vírus, ["Você sabe muito bem doutora, que se existe um soro, pode existir um antivírus" Nota-se o conhecimento avançado do personagem]. Por algum motivo a vacina é produzida entre uma cena e outra e pronto, Doc leva embora. Nisso, a Dra. Jane solta o T-Rex da boate da cela de lasers e ele escapa da empresa, quebrando a parede com a cabeça numa cena muito mas muito baixo orçamento. Doc administra a vacina em Thrush, coloca o frasco numa prateleira e os dois partem pra briga, resolvem matar o T-Rex no melhor estilo Aliens: com uma empilhadeira. Depois de uns cortes mal feitos e uns enquadramentos de qualidade duvidosa, Doc consegue enfiar as pás da empilhadeira no peito do dinossauro, derrotando-o



ree
O melhor enquadramento que eu consegui da cena (...)

Após a batalha épica os dois voltam para a cabaninha de Doc, pois Thrush foi ferida. Ele deita a garota na cama, escuta uma chamada do exército no rádio e prontamente responde, dando a sua localização. Alguns instantes depois, os homens de roupa amarela chegam, matam os dois e tacam fogo na casa. O detalhe irônico é que o frasco com a vacina para o vírus estava na prateleira atrás da cama, ele acaba pegando fogo e estoura. A cena final do filme é poética: depois de mostrar o frasco da vacina estourando, a câmera foca em um poster do MAD com os dizeres "What.. Me worry?"enquanto ele queima. LINDO! 



ree

Fechando esse post, que já está gigante, Carnossauro é um filme divertido, é um típico filme trash, sente-se sem esperar nada dele e você irá se divertir. Este é um filme em que demoraram mais pra fazer a pele do "robô" (5 semanas) do que para filmar (18 dias), então...



ree
T-Rex fritando na balada, mesmo com esses bracinhos ele deve tocar melhor que o Skrillex



Comments


31955571_1763804713663525_15162196670503

O criador

Marcos Tadeu Silva
Escritor, professor de inglês, discípulo do Stephen King, admirador do Nicolas Cage, amante de ficção de horror, esquisitices, rock folk da Mongólia e assassino de investigadores novatos pois com Mythos não se brinca.
sIGA
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon
image.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page