top of page

HALLOWEEN EXTRAVAGANZA! HALLOWEEN 2018!

  • Foto do escritor: Marcos Tadeu Mageste
    Marcos Tadeu Mageste
  • 31 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Bem vindos ao último post do Halloween Extravaganza! Ponderei muito sobre qual filme trazer neste dia tão emblemático e cheguei à conclusão que este seria perfeito. O filme que revitalizou uma franquia, um filme que trouxe o Halloween de volta!


Ficha Técnica


Direção: David Gordon Green

Ano de lançamento: 2018

Elenco principal: Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Andi Matichak

Duração: 106 min

País de origem: Estados Unidos
















Este filme é o sonho molhado de todo slasher dos anos 80. Depois de assisitir Halloween 2018, você só quer que os outros ícones do terror recebam este mesmo tratamento: voltem a ser os monstros sérios e assustadores que eles eram antes de descambelarem pra um abismo bizarro.

Ele desconsidera TUDO o que veio depois do filme original, e retoma a história da Laurie do Michael 40 anos depois daquela fatídica noite. Qual é o impacto daqueles acontecimentos na vida dos dois?

Bem, Jamie Lee Curtis entrega uma performance perfeita como uma Laurie que perdeu sua vida inteira para um trauma. Myers foi preso de volta no sanatório depois dos asssainatos de 78, mas Laurie também está presa. Presa em sua própria vida, no alcoolismo, no trauma, no medo e na expectativa. A cena que ela vai ver o Michael sair no ônibus é de cortar o coração.

Antes de prosseguir devo enaltecer a abertura do longa. Depois de assistir a tantos filmes da franquia, os créditos iniciais deste são uma surpresa fantástica. A abóbora de Halloween que estava esmagada, vai se reconstruindo aos poucos... O Halloween está voltando, Michael Myers está de volta à sua forma original. A trilha sonora levemente modificada dá o peso que é necessário. É incrível:



Outra grande vantagem deste filme ter igonorado todos os outros, é que ele pode utilizar cenas que funcionaram muito bem antes. A cena do banheiro, a cabeça do cara com a lanterna dentro dentre outras, são homenagens diretas aos filmes anteriores!

Este filme também tem um tema: como o trauma pode fazer você virar o monstro. Existe uma mudança de personagem incrível aqui. Laurie Strode se torna aquilo que ela sempre temeu: ela se torna o monstro. O filme brinca com essa ideia em vários momentos, com Laurie se mostrando uma ameaça bem maior a Michael Myers do que o oposto. É fantástico observar esta atitude de um personagem que estava cantada lá no primeiro filme, quando ela parte pra cima do assassino com tudo o que tem.

É super curioso comparar esta Laurie com a de Halloween H20. As duas são traumatizadas pelo encontro com Michael naquela noite em 78. Mas enquanto uma seguiu por um caminho mais ou menos saudável com uma boa perspectiva de melhora, a outra, de 2018, não conseguiu superar tudo de uma maneira boa, absorvendo aspectos de seu nemesis!

Myers está extremamente cruel e quer terminar o que começou há 40 anos. O que ele não esperava é que Laurie dedicou os mesmos 40 anos a estar pronta para este embate. Quando Michael escapa, Laurie está feliz, ela esperou este tempo todo por uma oportunidade de matá-lo.




O poder feminino é também um tema que perpassa o filme. As mulheres principais são fortes, cada uma a sua maneira, e possuem convicção para atingir o que querem. É muito bom ter a oportunidade de assistir mulheres tão bem construídas.

Também vemos aqui cenas lindas, com takes longos e visualmente lindas! O trabalho de fotografia é soberbo!

Sem poder entregar muito mais desta obra prima, encerro aqui a última review do Halloween Extravaganza! Halloween 2018 é uma obra prima, tão bom quanto o primeiro e tão completo quanto o reboot. A direção de Green acerta onde tem que acertar, a trilha abraça as cenas com maestria, as atuações são sóldas e, tirando o deslize do plot do médico, o filme é perfeito! Assista sem medo!

Halloweenetes, foi muito gostoso escrever essas reviews dia após dia, ter a oportunidade de reassistir todas estas películas foi incrível! Obrigado a vocês que leram todas as reviews até aqui, vocês são o máximo! Até a próxima com a...RESSACA DE HALLOWEEN!







Comments


31955571_1763804713663525_15162196670503

O criador

Marcos Tadeu Silva
Escritor, professor de inglês, discípulo do Stephen King, admirador do Nicolas Cage, amante de ficção de horror, esquisitices, rock folk da Mongólia e assassino de investigadores novatos pois com Mythos não se brinca.
sIGA
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon
image.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page